ACARPA
Documento sem título
     
E-mail:
 
Senha:
     
 
 
 
Dólar PTAX
 
Café BMF Dez/08
 
Bica T.6
 
 
Atualizado às
8:19 - 19/3/2012

 

 
Notícia:
 
Programa “Certifica Minas Café” destaca a evolução dos produtores do cerrado
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
   
   
23/04/2010 - O Governo de Minas Gerais, Secretaria de Estado da Agricultura Pecuária e Abastecimento, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais – EMATER-MG, Prefeitura Municipal de Patrocínio e a Cooperativa Agropecuária de Patrocínio, realizaram na manhã de quinta-feira (22) no auditório Geraldo Campos da Prefeitura de Patrocínio, o Encontro Técnico do Programa “Certifica Minas Café".

O Certifica Minas Café é um dos programas estruturadores do Governo de Minas, coordenado pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA), com a finalidade de atestar a conformidade das propriedades produtoras de café quanto às exigências do comércio mundial.

O objetivo do programa é aumentar a competitividade dos produtores, principalmente no mercado internacional, que cada vez mais busca qualidade.

O Presidente da Acarpa, Marcelo Queiroz destaca que, além de melhorar a competitividade, o programa incentiva o caráter empresarial das propriedades. " A partir do momento que o produtor detalha seus custos, ele começa a identificar os gargalos na produção e passa a ter uma visão empreendedora do seu negócio."Ressalta.

A certificação atesta que as propriedades que passarão pela análise seguem padrões de qualidade previamente definidos e reconhecidos internacionalmente nos quesitos sustentabilidade social, ambiental e econômico. A certificação também garante a rastreabilidade do café, o que significa que o comprador saberá todo o processo produtivo pelo qual o produto passou.

Os resultados do programa podem ser comemorados não apenas pela crescente adesão de produtores, mas, sobretudo, pela evolução das primeiras propriedades certificadas. Parte deste desempenho pode ser justificada pela participação dos técnicos da EMATER-MG na seleção, acompanhamento e orientação aos produtores, além de contribuírem efetivamente para a construção das normas que regem o programa.

Na ocasião, 85 produtores de café da região do Cerrado receberam certificação de qualidade e origem do café -O selo que abre as portas para o mercado internacional. Os produtores são dos municípios de Patrocínio, Serra do Salitre, Cruzeiro da Fortaleza, Carmo do Paranaíba, Lagoa Formosa, Patos de Minas, Varjão de Minas, Rio Paranaíba, São Gotardo, Santa Rosa da Serra, Matutina e Campos Altos. Os certificados foram entregues pelo Secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Gilman Viana Rodrigues, pelo Vice-Prefeito de Patrocínio, Fausto Amaral, e pelo Presidente da EMATER-MG, Antônio Lima Bandeira.

Em entrevista à imprensa, o Secretário Gilman Viana disse que vários estados brasileiros estão copiando o modelo de Minas. “Mas o ponto forte é saber se o nosso produtor está percebendo se ele está melhor hoje do que era ontem." Declara.

Rosângela Reis
Ascom - ACARPA

Fotos
Rosângela Reis e
Ascom - Prefeitura Municipal de Patrocínio
 
IMPRIMIR          VOLTAR
 
Documento sem título
ACARPA - Associação dos Cafeicultores da Região de PaTrocínio l Rua Marechal Floriano, 72 - Centro - Patrocínio - MG - Fone: (34) 3831.8080
Copyright © 2008 - ACARPA tm