Notícias

Copa Qualidade ACARPA, Copa de Provadores e Copa de Preparo Melitta

 

O Brasil lidera o ranking mundial na produção e exportação de café e para a ACARPA enaltecer nossa maior riqueza e colocar os produtores por excelência em lugar de destaque é plenamente justificável. E para atingir este objetivo a Associação dos Cafeicultores da Região de Patrocínio e parceiros promovem três competições relacionadas à qualidade superior do nosso café bem como a sua produtividade.

As avaliações (julgamentos) e as premiações acontecerão dentro do 27º Seminário do Café da Região do Cerrado Mineiro.

 

A Copa de Qualidade ACARPA que terá degustação aberta ao público, no dia 01/10 das 15h00 às 17h00 será a primeira das três Copas que estarão avaliando qualidade e produtividade dos cafés produzidos na Região do Cerrado Mineiro. Para a Copa de Qualidade ACARPA as inscrições se encerram no dia 11 de setembro e para obter mais informações os produtores devem entrar em contato com a ACARPA, pelo telefone 34 3831-8080. A premiação acontecerá também no dia 1º, as 20h00, juntamente com a entrega de prêmios aos vencedores de outra competição, o 2º Concurso de Produtividade ACARPA.

 

No segundo dia do Seminário, a partir das 15h00, acontecerá a Copa de Provadores e essa competição simplesmente testará a habilidade do degustador em separar corretamente diferentes amostras de café. Serão utilizados 08 testes triangulares onde são preparados cafés de dois tipos diferentes em três xícaras, ou seja, haverá duas xícaras com a mesma amostra e uma amostra diferente na terceira, o provador que acertar mais amostras em menor tempo vence a Copa. As mesmas amostras de café serão utilizadas para testar todos os competidores inscritos. Os interessados também podem obter mais informações na ACARPA e pelo telefone 34 3831-8080. O custo da inscrição é de R$ 30,00 por participante.

 

A terceira e última competição terá o seu ápice no dia 03 de outubro também a partir das 15h00 quando acontece a Copa de Preparo Melitta onde os competidores estarão preparando amostras de cafés para degustação dos jurados e podem participar pessoas que não tem experiência no ramo de café.

 

Alguns itens constantes no regulamento e que merecem destaque mencionam o número total de competidores que serão 27.

 

A disputa será em 3 fases eliminatórias sendo a 1º fase com 09 rodadas de confronto entre 03 participantes cada; os 09 competidores classificados vão para a 2ª fase que terá 03 rodadas de confronto entre 03 participantes; e a 3ª fase terá uma rodada apenas envolvendo os 03 classificados na fase anterior, quando serão conhecidos o campeão, segundo e terceiro colocados. Vale ressaltar que o valor da inscrição também é de R$ 30,00.

 

Nas três Copas os participantes terão acesso aos regulamentos que normatizam as competições.

Assim resta apenas dizer “Boa sorte!” aos competidores!

Mais informações na ACARPA, telefone 34 3831-8080.

Redes Sociais