Notícias

Copa Qualidade ACARPA, Copa de Provadores e Copa de Preparo Melitta

 

Inovações do 27º Seminário do Café que deram muito certo

 

A proposta de trazer a população para dentro do Seminário do Café foi colocada em prática de diversas formas pela ACARPA e parceiros. As Copas de Qualidade, de Provadores e de Preparo Melitta foram algumas dessas maneiras. Os participantes eram de diversas classes e ramos de atividade e não somente os ligados ao café.

 

A Copa de Qualidade Acarpa envolveu cafés premiados e de alta qualidade, mas foi o público que teve a grande responsabilidade de escolher o melhor de todos, porque após a degustação os visitantes avaliavam cada café e essa avaliação valeu 60% da nota total da competição que teve ainda nota 40% dos degustadores. A somatória das duas avaliações definiu a colocação dos cafés do 5º ao 1º prêmio. E a classificação ficou assim:

 

5º lugar Gabriel Alves Nunes;

4º lugar Francisco Souza Guimarães;

3º lugar José Eduardo Bernardes;

2º lugar Osmar Pereira Nunes Júnior;

1º lugar Wagner Crivelenti Ferrero.

 

Já a Copa de Provadores envolveu os profissionais de degustação e amantes do café que tiveram seus dons e habilidades testados ao terem que degustar e separar corretamente diferentes amostras de café. Com 15 concorrentes inscritos a Copa de Provadores teve o envolvimento de “torcidas” por um ou outro concorrente e ao final os vencedores foram conhecidos.

 

Classificação final da 1ª Copa de Provadores:

1° - Marcio Lopes Do Grupo Farroupilha

2° - Paulo Henrique da Expocaccer

3° - Rodolfo Augusto da Stockler

 

A terceira e última competição foi a Copa de Preparo Melitta onde os 15 competidores inscritos prepararam amostras de cafés para degustação dos jurados e posteriormente liberados também ao público presentes e foi avaliada a técnica, a maneira que cada competidor preparou o café para degustação utilizando o filtro de papel Melitta. Além da técnica de preparo o café coado também foi avaliado e esses foram os primeiros colocados:

 

Classificação final da 1ª Copa de Preparo Melitta:

1° - Lidy Martins - café da Lidy

2° - Rúbia Moulin - Isole Cafés

3° - Itainara Santos - Insto Cafés

 

A avaliação das competições foi positiva tanto para os competidores envolvidos nas três Copas, quanto do público e dos organizadores, assim, em 2020 provavelmente teremos mais Copas para elevar ainda mais a nossa principal riqueza e envolver mais e mais a população para que ela possa conhecer melhor todos os detalhes que tornam o Seminário do Café um evento de tamanha magnitude e importância.

 

”Café - A engrenagem que move o Cerrado Mineiro! ”

Redes Sociais